quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Metodologia e Classificação de Títulos


Metodologia, eis o segredo do TD, e também sua complexidade. Ao mesmo tempo a metodologia é transparente.  A metodologia, associada ao resto do sistema (página web, informações de compra, venda, cotações, históricos, etc.), fazem do Tesouro Direto uma excelente opção para investir em renda fixa.

De posse da metodogia (http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/metodologia.asp), custos de administração e custódia, regra de impostos, projeções econômicas (juros e inflação), ferramentas de cálculos e tempo é possível simular a evolução de cada título disponível no mercado e definir qual se adequa melhor às necessidades do investidor.

Para a projeção de juros convém levar em consideração o que o mercado chama de "curva de juros". Trata-se da tendência que os títulos têm de, ao chegar próximo ao seu vencimento, verem suas taxas de juros reduzidas em relação a outros títulos do mesmo tipo cujo vencimento está mais distante, ou seja, decaírem. Esta decadência nas taxas muitas vezes justifica a venda antecipada do título, mas todos os outros fatores precisam ser considerados, e o principal deles é o efeito dos impostos. Em função do preço pago pelo título o investidor pode reter um bom valor de impostos que será pago no final: na extinção do título ou na sua venda antecipada. Investidores que compraram mais barato, claro, reterão mais imposto e terão menos incentivos para vender antecipadamente.

No www.mapadotesourodireto.com.br classificamos os títulos sempre de acordo com a taxa de retorno líquida esperada, tanto os títulos que estão à venda quanto aqueles que estão em carteira. Esta comparação completa facilita definir o que e se compensa vender, o que comprar e o que manter em carteira.